Serrar a velha

A tradição de Serrar a velha em Vizela assume uma grande importância na valorização da identidade em Vizela e é um ritual recordado por avós e pais e praticado por filhos e netos. No sentido de dar um novo fulgor a este tradição antiga a Fundação Jorge Antunes decidiu reativar o evento e, em parceria com a Associação de Artesãos de Vizela, Câmara Municipal de Vizela e Callidas Clube promoveu a iniciativa Serra da Velha 2016.

Dirigida a público geral e escolar, a iniciativa foi composta de diversas atividades.

– Concurso destinado a escolas, associações e público em geral para construção de velhas de 1,5 metros em que participaram 8 associações e 4 pessoas, com 14 velhas, que foram colocadas em exposição nas árvores da Praça da República de 1 março a 30 abril. O 1º prémio foi atribuído a Maria José Melo.

– Wworkshop de construção de velhas no dia 13 de fevereiro na Casa das Coletividades para cerca de 8 pessoas.

– Grande noite da Queima das Velhas, a 2 de março, com concurso para crianças, com a presença de cerca de 200 pessoas.

Na divulgação, para além dos cartazes e promoção nas redes sociais, foram criados 2 vídeos curtos junto do público senior relacionados com a temática e um artigo para o RV jornal.

A avaliação foi realizada com recurso a questionários de avaliação ministrados aos parceiros e conversa informal. No geral considerado que a organização / parceiros fizeram um bom trabalho e que deve existir continuidade na iniciativa. Foi sugerido um trabalho de maior proximidade com as escolas para explicação da tradição.

Em 2017, o projeto contou com a parceria da Câmara Municipal de Vizela, Universidade Senior de Rotary Club de Vizela, Coração Azul, Escuteiros de São João e Helder Magalhães. Foi criado um logotipo e distribuído material publicitário do evento nas escolas e comércio do concelho, para além da difusão pela comunicação social e redes sociais. O Concurso para construção de velhas de 1,5 metros destinado a escolas, associações e público resultou em 8 velhas que foram colocadas em exposição nas árvores da Praça da República e do qual saíram vencedores, em 1º JI. S. João; 2º Escola de Lagoas; 3º Carolina e Joana. Realizou-se ainda um workshop de construção de velhas que contou com a participação de cerca de 20 pessoas. A Grande Noite da Queima da Velha contava com a atração de uma velha gigante de 3 metros construída pelos Escuteiros de São João, dramatização com a turma de teatro da Universidade Sénior de Rotary Clube Vizela e Coração Azul a partir de texto de Hélder Magalhães, e ainda música com a turma de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary Clube Vizela.

A divulgação da tradição junto do público escolar foi conseguida, essencialmente nas escolas de São João e São Miguel, sendo que num próximo ano terá de ser feito um esforço maior nas outras freguesias do concelho. A participação do concurso foi menor que no ano anterior mas a participação no workshop excedeu as expetativas. A Grande Noite de Queima da Velha foi adiada devido ao mau tempo sentido no dia, e em datas posteriores.

Pretende mais informações?

Para qualquer tipo de informação adicional não hesite em contactar-nos.