Arte Urbana Vizela
O projeto Arte Urbana Vizela contou com 2 edições, em 2015 e 2016.
Em 2015, a Fundação Jorge Antunes, Câmara Municipal de Vizela e Via Vizela Imaginativa promoveram o projeto Arte Urbana Vizela, que teve como objetivo dar um novo colorido à cidade, através da pintura das caixas de eletricidade da EDP. Este projeto pretendeu ser uma forma de intervenção artística e cultural na paisagem urbana. Suscitar reflexão, promover a poesia e a palavra escrita foram outros dos objetivos, já que a par da pintura, foram escritos nas caixas da EDP poemas e frases poéticas, de poetas vizelenses ou outros.
Requeridas as devidas autorizações junto da EDP, foram contatadas as associações vizelenses no sentido de colaborarem no projeto e assumirem a pintura de uma caixa. No total foram 24 as caixas pintadas nas freguesias de São João e S. Miguel por 24 associações, a saber: Confraria de S. Bento das Pêras, Coração Azul, Escola Secundária de Vizela, Agrupamento de Escolas de Infias, Duodifusão, Escola Básica e Secundária Infias, AIREV, Baiciência, Avicella – Associação Cultural, Escola Básica e Secundária Infias, Biblioteca Municipal, Centro Social de S. Miguel – Casa de Jovens, CCR Raúl Brandão, CSP de Stª. Eulália, CPCJ, Amas – Associação de Mergulho, Sociedade Filarmónica Vizelense, Artesãos de Vizela, Liga dos Combatentes, Colégio de Vizela, Rádio Vizela, VIA – Vizela Imaginativa, Bombeiros Voluntários de Vizela.
Foram criados critérios uniformes como o tamanho de letra a usar, a colocação do nº da caixa entre outros, de forma a garantir a homogeneidade artística.
Concluída a pintura das caixas, os resultados do projeto Arte Urbana Vizela foram apresentados no dia 21 de março, pelas 15h00, na Fundação Jorge Antunes, e foram divulgados os folhetos de divulgação do roteiro criado.
O projeto contou com o apoio da empresa Xavier de Freitas, Materiais de Construção.
Pode ver as caixas intervencionadas aqui.
A edição de 2016 do projeto Arte Urbana Vizela foi promovido em parceria com a Biblioteca Municipal FJA, Via Vizela Imaginativa e ocorreu em março inserido no âmbito da Semana da Poesia.
Consistiu na criação de Passadeiras Poéticas, na Rua Dr. Abílio Torres e Fórum Vizela, com a inscrição de 5 poemas curtos.
Foi feita a seleção das passadeiras a intervir com base num critério de centralidade e visibilidade e a intervenção artística consistiu na pintura com recurso a stencil. As curtas poéticas inscritas foram de Helder Magalhães, poeta vizelense e selecionados do concurso das Curtas Poéticas, numa iniciativa que pretende trazer a poesia para o quotidiano ao mesmo tempo que se intervém de forma artística na cidade e se valorizam poetas locais.
Com base em conversas informações informais concluímos que a iniciativa Passadeiras Poéticas teve uma ótima aceitação junto da comunidade, tendo mesmo sido referido que a mesma se deveria estender a outras ruas.
Pode ver as passadeiras intervencionadas aqui.
Pretende mais informações?
Para qualquer tipo de informação adicional não hesite em contactar-nos.
© Fundação Jorge Antunes - Vizela