1994
A 23 abril de 1994, no 1º aniversário da Fundação Jorge Antunes é inaugurada a Biblioteca fixa nº 107, uma extensão da Biblioteca Raúl Brandão, da Câmara Municipal de Guimarães, que conta também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Abre com 7500 livros, serviço audiovisual, uma sala do conto e um subsídio de 50.000 euros. Na inauguração, em dia chuvoso, estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre responsáveis políticos, dirigentes de associações e muitos vizelenses, para testemunhar a abertura deste novo e importante espaço. Os discursos foram proferidos por Sr. Armando Antunes, presidente da Fundação Jorge Antunes, António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. José Bento Ferreira Martins, vice diretor da Fundação Calouste Gulbenkian, e Dr. Fernando Dias Conceição, vice-presidente do Governo Civil de Braga. A Dra. Isabel Sousa, diretora da Biblioteca Municipal Raúl Brandão entregou ao Sr. Armando Antunes uma medalha de ouro de sócio honorário da Bibliomédia. No final das cerimónias de inauguração, os presentes foram brindados com um almoço volante servido por Raul Pereira e José Armando Branco.
No mesmo dia, decorre o 1º Grande Prémio de Atletismo FJA, uma prova inserida no calendário oficial do Inatel, que contou com 16 equipas inscritas, num total de 560 atletas.
21 de maio
Lançamento do livro “A rita portuguesa”, de Manuel Pedro Guimaraens, cidadão britânico que viveu em Vizela na transição do século. No centenário da sua morte, com recolha de textos de Dra. Maria José Pacheco, é apresentado o seu maior conto, um romance policial, com o título original The Portuguese Rita, em que a personagem principal é uma criada de 75 anos e tem como pano de fundo o Chalet dos Ingleses.
Presentes na cerimónia de lançamento do livro estiveram familiares do autor e o escritor Mário Cláudio que abordou uma das suas últimas viagens numa comunicação intitulada Romagem aos país dos hiperbórios.
10 a 24 Junho
Exposição de pintura primitiva moderna intitulada Descobrimentos Portugueses do pintor Isabelino Coelho.
Inaugurada a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a exposição composta por 15 obras, abarca o Portugal que fomos, espalhado pelos quatro cantos do mundo.
15 de Julho a 10 agosto
1ª mostra de valores jovens do Vale do Vizela. Pintores representados: Carlos Alberto Lopes Almeida (CALA), Arnaldo Macedo, Casimiro Ribeiro, Carla Celeste Ferreira. Vencedor Carlos Alberto Lopes Almeida, com o prémio de 500 euros.
2 a 17 de Setembro
Exposição 20 anos de Pintura de Ângelo Vaz com 11 obras. Ângelo Vaz nasceu em S. Miguel, Vizela, e nas comemorações dos 20 anos da sua carreira na pintura não esqueceu a terra natal.
16 de dezembro
Festa de Natal para as crianças das escolas do concelho de Vizela, no pavilhão Jorge Antunes, situado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vizela.
Música, circo, palhaços e muita fantasia fizeram as delícias das centenas de crianças que assistiram ao espetáculo.
Pretende mais informações?
Para qualquer tipo de informação adicional não hesite em contactar-nos.
© Fundação Jorge Antunes - Vizela