1996

A Fundação Jorge Antunes conta em 1996 com uma biblioteca atualizada, um espaço reservado à leitura de revistas e jornais, uma secção infantil, sala de estudos, sala de audiovisuais, salas de aula, sala de reuniões, secretaria, um gabinete de computadores, e finalmente, uma sala com bilhar e jogos de mesa.

Com 2 anos de existência, a Biblioteca Fixa nº 107 conta com 1200 leitores inscritos.

Desporto, concertos, cinema, exposições, concursos, teatro, poesia, debates e promoção da leitura fazem parte da programação cultural para o 3º ano de existência da Fundação Jorge Antunes.

A 2º edição do Verão Cultural, as Jornadas de Promoção da leitura e a aposta nos torneios de ping-pong e futsal são os destaques de 1996.

Na área social, dá-se continuidade aos serviços de encaminhamento para jovens em situação de toxicodependência e bolsas de estudo.

Atenta às necessidades sentidas pela comunidade, é adquirida e adaptada uma carrinha para transporte de crianças portadoras de deficiência de casa para a escola e vice-versa.

Agenda

3 a 30 de abril – Na comemoração do 3º aniversário da Fundação Jorge Antunes é inaugurada a Exposição de Filatelia e feito o lançamento de uma Revista de Filatelia, em parceria com o Clube Nacional de Filatelia do Porto.

23 de abril – Espetáculo de poesia “Heterónimos amestrados” com o ator João Negreiros.

Maio – Torneio de Verão de Futebol de salão

4 de maio – Grande Prémio de atletismo em parceria com Inatel alcança os 268 participantes.

II Verão cultural – convida e com vida a decorrer na sede Fundação Jorge Antunes, no Jardim Manuel Faria, Salão Paroquial de São João e Igreja de São Miguel.

Biblioteca de jardim de 21 de junho a 10 de agosto

21 de junho – Recital Pro Arte-duo, com Óscar Flecha na guitarra clássica e Jan Pipal no violoncelo.

22 de junho – Audição de piano pelos alunos da Escola de Música do Patronato

28 de junho – Audição de guitarra pelos alunos da Escola de Música do Patronato

29 de junho – Orquestra Jovem da Fundação Castro Alves

3 de julho – Teatro com o Grupo da Casa do Povo de Cerzedo

5 de julho – III Mostra de valores artísticos jovens, com a colaboração do professor Manuel Rodrigues da ESAP

13 de julho – Concerto da Sociedade Filarmónica Vizelense, sob a batuta do maestro Costa Vieira, no coreto do Jardim Manuel Faria

19 julho – Teatro TERB

20 de julho – Mostra de cerâmica da Fundação Castro Alves, no Turismo

20 de julho – Orquestra Artave na Igreja de São Miguel

27 de julho – Música Pop. Tradicional. World Music, Jardim Manuel Faria

9 de agosto – Teatro com a Associção cultural povoense

10 de agosto – Grupo Musical Pedra de Água, Jardim Manuel faria

Colóquio O ensino da música, com o maestro Ferreira Lobo, da Artave

Colóquio Ensino ao longo da vida

Colóquio O jovem na União Europeia com o jornalista José Luís, do jornal Independente

Colóquio Os riscos da SIDA com Dra. Lucinda Varandas e Dr. Freitas Gomes

Cinema – de segunda a quinta-feira

1º Torneio de Futsal FJA no Ringue de São Miguel e Pavilhão dos BVV

1º Torneio aberto de Ping-pong em parceria com a Casa do Povo de Vizela, na Escola Preparatória

8 de novembro – Concerto de Outono na Igreja Paroquial de São João pela Orquestra do Norte, pelo maestro Montes Gomes.

15 de novembro – Exposição de pintura Coletiva de Outono com Cândido Caldas, Fátima Guimarães, Maria Augusta Cunha e Luís Mariano.

16 de novembro – Encontro de Filatelistas.

5 a 15 de dezembro – Jornadas de Promoção da leitura

10 anos de literatura juvenil em Portugal 86/96

6 de dezembro – Apresentação do livro Voz à chuva de Vasco Ferreira Campos.

10 de dezembro – Colóquio A pedagogia da leitura com Dr. José A. Gomes e Dra. Luísa da Costa

Visita à biblioteca da Dra. Teresa Gil, vice-presidente IPLB, Dra. Maria José Moura, diretora dos serviços de leitura, Vera Teixeira, Rede da Leitura Pública, Dra. Isabel Sousa, Biblioteca Raul Brandão e o Presidente da Secção Portuguesa da IBBY e António Magalhães, Presidente da Câmara de Guimarães.

11 de dezembro – Hora do conto com o escritor Inácio Pignatelli

13 de dezembro – Cinema O carteiro de Pablo Neruda

17 de dezembro – Festa de Natal a 17 dezembro para mais de 1000 crianças das escolas do concelho de Vizela, com lanche e presentes para as escolas participantes.